Pages

Friday, August 3, 2012

Nunca muito jovem...

12 Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

13 Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

14 Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros.

15 Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.

16 Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

1 Timóteo 4:12-16 (Nova Versão Internacional - NVI)


Na cultura do primeiro século, pessoas mais velhas eram respeitadas pela sua sabedoria e experiencia. Essa mesma cultura persiste nos dias atuais em todas as esferas da vida humana.

Nessa passagem o apóstolo Paulo referindo-se a juventude de Timóteo sugere que o apóstolo estava dentro de um grupo de pessoas mais velhas.

Na igreja em Efésio, talvez o grupo de membros mais velhos haviam olhado Timóteo de modo diminutivo porque eles sentiram que ele era muito jovem para uma posição de liderança na igreja.

Paulo encourajou seu jovem discipulo a ser pessoa de bom exemplo em TODOS os aspectos da vida - seu falar, sua conduta e sua atitude.

A melhor abordagem possível para ganhar respeito era o modelo de Cristo em seu caráter e conduta. Paulo definiu um elevado padrão para Timóteo, assim como também para ele. Vida em desordem, não!

Não importa a sua idade ou maturidade espiritual, ser parecido com Cristo exige um senso de responsabilidade pessoal e um genuino desejo de ser um valioso reflexo de Jesus para todos que nos circumdam diariamente. Jesus Cristo é o mais elevado exemplo de como dar prazer ao Pai Celestial.

Paulo não deixa nenhum santuario em nossas vidas para que a escuridão se esconda. Ao convidar o Santo Espírito para imprimir em nós a natureza de Jesus a cada dia, nós seremos distintivamente diferentes, independentemente da nossa idade. Pai, que aqueles que me veem possam ter em mim uma pequena visão Sua.

Que o exemplo dado pelo Apóstolo Paulo e pelo seu discipulo Timóteo possa inspirar a nossa vida e nos lembrar permanentemente que devemos pauta-las por um alto padrão de conduta e responsabilidade, sejamos jovens ou velhos.

Mais ainda, devemos ter em mente que as diferenças de idade não devem limitar as nossas relações, ao contrário, pois o entrelaçamento de diferentes gerações serão fonte de prazer e contentamento para o nosso Pai Celestial.

Estude a cada dia um pedacinho da preciosa Palavra de Deus e prepare-se bem para os restantes dias da sua vida. O jovem de hoje, com a graça do Altíssimo, será o ancião de amanhã. A certeza de que a sua vida poderá ter influenciado na direção de Deus muitas e muitas pessoas será um precioso galardão.



Cordial abraço,


Kleber Siqueira







Kleber Siqueira





Extraído e adaptado livreto devocional “Janelas Abertas”, Verão de 2012

Publicação LifeWay – Biblical Solutions for Life